Pratique tiro com chumbinho, é legal!

CARABINA DE AR 25M APOIADA

1. Objetivo

Regulamentar a prova de carabina de ar 25m apoiada

2. Desenvolvimento

a. Distância
25 metros.

b. Alvo
Do Tiro Virtual composto por cinco centros de alvo e 4 alvos de prova impressos em uma mesma cartela. Também podem ser usados 5 alvos de pistola de ar, tamanho 17 X 17 cm, oficial da Federação Internacional de Tiro Esportivo.

c. Posição
Posição sentado com arma apoiada em bancada rígida.
Os apoios dianteiros poderão manter contato com a parte do "fuste" (forend) da carabina, em frente do guarda-mato. Os apoios traseiros podem suportar a parte traseira da carabina. Os apoios dianteiros e traseiros não podem ser conectados um ao outro e os apoios não podem ser fixados à bancada ou à carabina. Sistemas mecânicos de "retorno ao ponto exato de disparo" (rail gun) não serão permitidos. Um bipé ou tripé unido a carabina é permitido, desde que não esteja, de nenhuma maneira, fixada à bancada.

d. Carabina
É permitida qualquer carabina de ar comprimido por ação de mola (mecânica ou pneumática (gás ram) ou PCP, conforme a prova.

e. Calibre
Até 6,0 mm.

f. Peso do gatilho e da carabina
Conforme a vontade do atirador.

g. Miras
Será permitida mira aberta e com luneta, conforme a prova.

Miras que projetem ponto sobre o alvo, tipo laser, não serão permitidas.

h. Vestimenta e equipamentos
Não será permitido o uso de calça de tiro, botas de tiro, casaco de tiro, bandoleira, luva ou qualquer outro tipo de vestimenta utilizada em provas olímpicas e que facilite o tiro.

i. Competição
1) Ensaio
Após o comando de iniciar, dado pelo árbitro, o atirador poderá realizar uma quantidade de tiro indeterminada nos alvo de ensaio, quando a prova for realizada em alvos individuais no tamanho 17 X 17 cm, ou nos cinco centros de alvos localizados na parte superior da cartela de alvos do Tiro Virtual que contém ainda os 4 alvos de prova. O tempo do ensaio está computado dentro do tempo da prova de 20 minutos.

2) Prova propriamente dita
Após o ensaio o atirador, por iniciativa própria, deverá iniciar os 20 tiros de prova em 4 alvos no tamanho 17 X 17 cm, dando 5 tiros em cada alvo, ou nos 4 alvos localizados na parte inferior da cartela de alvos do Tiro Virtual, também com 5 tiros para cada alvo.

Em caso de impactos a mais dados nos alvos de prova, serão computados somente os cinco impactos com valores mais baixos de cada alvo.

Os rasgos no papel não são contados e sim somente a parte do furo do tamanho do projétil.

3) Provas
Carabina de ar – 25m – mola – mira aberta – apoiada
Carabina de ar – 25m – mola – com luneta – apoiada
Carabina de ar – 25m – PCP – com luneta – apoiada

4) Categoria
As provas serão disputadas somente na categoria mista que é formada por atiradores independente do sexo ou idade.

5) Desempate
a) A nível local
Maior numero de 10, 9, 8 ... em todos os alvos de prova.
Persistindo o empate, sorteio realizado pela organização local.

Para efeito de publicação no site do Tiro Virtual, os atiradores que obtiverem a mesma pontuação na prova ocuparão a mesma posição na tela de classificação do Tiro Virtual.

b) A nível estadual e nacional
Não haverá desempate.

Para efeito de publicação no site do Tiro Virtual, os atiradores que obtiverem a mesma pontuação na prova ocuparão a mesma posição na tela de classificação do Tiro Virtual.

6) Comandos
"O tempo de preparação de 1 minuto começará a partir de agora"
"Preparação terminada"
"Atenção atiradores o tempo de prova de 20 minutos começará a partir de agora”
"Prova terminada"

7) Conduta durante as provas
a) Serão exigidas todas as normas referentes à segurança em competição de tiro.

b) É proibido fumar na linha de tiro.

c) O atirador ao se dirigir ao árbitro deverá fazer de forma educada e não prejudicando o atiradores concorrentes.

d) O atirador deverá se movimentar o mínimo possível em seu posto de tiro visando a não prejudicar os atiradores concorrentes.

e) Serão permitidas saídas e entradas no posto de tiro durante a competição, porém o atirador devera fazer de forma a não prejudicar os atiradores concorrentes. Para sair do posto, o atirador deverá avisar ao árbitro.

f) A arma quando colocada sobre a bancada ou mesa e sem o contato com pelo menos uma das mãos deverá está aberta e apontada na direção dos alvos.

g) Não é permitido nenhum tipo de auxílio ao atirador no posto de tiro. Caso este necessite de assistência, deverá solicitar ao árbitro autorização para dirigir-se a alguém fora do posto de tiro. No caso em que o afastamento da linha de tiro deva ocorrer com a arma, o atirador deverá fazê-lo com a mesma descarregada.

h) Em casos de afastamento do posto de tiro por ação voluntária do atirador ou atendendo à chamada de alguém, não haverá acréscimo de tempo.

i) Não existe idade mínima para competir. Menores de 18 anos poderão competir somente se acompanhado e autorizado por um responsável de maior idade. A critério do organizador local, poderá ser pedido ao responsável pelo menor uma declaração, por escrito, que autorize o menor a participar.

j) O árbitro poderá autorizar um acompanhante para ajudar a armar e carregar a arma em casos de para-atleta, juvenil e atiradores do sexo feminino que tenham dificuldade (força) para fazer estas operações.

k) Todos os expedientes ou equipamentos que possam vir a facilitar o atirador durante a prova, e que não foram mencionados em nossos regulamentos, ou ainda, contrariem o espírito destas regras, são proibidos, a critério do árbitro.

l) A qualquer momento da prova o árbitro poderá examinar o equipamento do atirador e impugnar os resultados, caso o julgue em desacordo com as normas estabelecidas.

8. Penalidades
Em caso de descumprimento de qualquer sub-item do item 7) Conduta durante as provas, o atirador poderá ser penalizado:

a) Quando da primeira ocorrência: Advertência verbal.

b) Quando da segunda ocorrência: Dedução de 2 pontos no último alvo da prova.

c) Quando da terceira ocorrência: Dedução de mais 2 pontos no último alvo da prova.

d) Quando da quarta ocorrência: Desqualificação do atirador naquela participação.

O atirador desqualificado não faz jus a devolução do valor da inscrição ou reinscrição.

WIR CBC - Companhia Brasileira de Cartuchos FCTE - Federação Cearense de Tiro Esportivo AirSoft Brasil LCL Alvos - Alvos Esportivos Gun House - Loja Virtual Combat - Acessórios de Tiro Esportivo Clube de Tiro Gun House CBTE, FCTE e CTGH Revista Magnun CBTE - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Rifle Movimento Viva Brasil

Armas de Pressão não são armas de fogo!... conheça a legislação